A Inteligência Artificial oferece constantemente novas oportunidades, o que explica o crescente interesse pelo termo no Google Trends. Parece que todos querem aproveitar essa tendência, e o comércio eletrônico não é exceção. As tecnologias baseadas em IA podem parecer complexas, mas já estão presentes em seu cotidiano, seja por meio de assistentes de voz auxiliando em tarefas diárias ou eletrodomésticos inteligentes. Aproveitar os benefícios da Inteligência Artificial no e-commerce é mais fácil do que se imagina.

Existem diversas ferramentas de IA disponíveis para o comércio eletrônico, capazes de ajudar gerentes e proprietários de negócios online a economizar tempo, dinheiro, aumentar as vendas e aprimorar o relacionamento com os clientes. E o melhor de tudo: não é necessário ser um especialista em tecnologia para utilizá-las.

Assistentes Virtuais Os chatbots no e-commerce não são uma novidade, mas com os avanços da Inteligência Artificial, eles podem oferecer um atendimento totalmente personalizado, assim como um vendedor em uma loja física. A conversa com um chatbot elimina praticamente o risco de erros, pois um robô não é suscetível a emoções ou fadiga, além de não responder de forma rude mesmo diante de um cliente abusivo. A rede de fast food americana Wendy’s, por exemplo, está implementando atendimento por chatbot em seus drive-thrus para reduzir erros e evitar fadiga ao lidar com os clientes.

Um assistente virtual verdadeiramente baseado em algoritmos de IA pode reconhecer clientes por seu comportamento, dados, voz ou aparência. Além disso, pode fazer perguntas específicas. Isso nos leva à próxima tendência do comércio virtual: o voice commerce. Mas essa é uma discussão para outro artigo!

Recuperação de Carrinhos e Clientes A recuperação de carrinhos abandonados e de clientes inativos também não é algo novo para as lojas virtuais, mas a IA pode ser uma grande aliada para aumentar a conversão nessas situações.

As ferramentas de automação para recuperar carrinhos abandonados ou clientes inativos geralmente são acionadas por gatilhos específicos. No primeiro caso, quando um cliente visita a loja, adiciona itens ao carrinho e sai sem concluir a compra; no segundo caso, quando um cliente fica um determinado tempo sem acessar o site. Quando ativadas, essas ferramentas enviam mensagens automáticas aos clientes, notificando sobre o carrinho abandonado ou convidando-os a retornar ao site.

Com a IA, é possível monitorar facilmente os dados e o comportamento de compra dos clientes, permitindo enviar mensagens totalmente personalizadas. Além de avisar sobre o carrinho abandonado, também são recomendados produtos que o cliente nem sabia que queria, mas que provavelmente gostaria de adquirir. Nas mensagens para recuperação de clientes inativos, são enviadas ofertas personalizadas para que o convite seja irrecusável!

Por meio das automações de marketing para recuperação de carrinhos e clientes inativos da edrone, a Embelleze, uma das maiores marcas de cosméticos do Brasil, conseguiu recuperar mais de R$ 70.000,00 em vendas no último ano.

Recomendação de Produtos e Exibição Personalizada A IA pode ajudar uma loja virtual a compreender o comportamento do consumidor e se adaptar a ele. Com isso, cada visita ao site se torna personalizada, exibindo produtos e ofertas que correspondem aos desejos do cliente, facilitando a conversão e aprimorando a experiência do usuário.

A recomendação de produtos vai muito além de listar itens similares ou fazer cross-selling. Com a IA, uma loja virtual pode recomendar produtos com base nas necessidades reais do consumidor, que muitas vezes nem mesmo ele sabia que existiam.

A Marketing Machine da edrone é uma ferramenta interativa de recomendação que analisa o comportamento de cada cliente que visita o site de uma loja virtual, identificando seus interesses e comparando-os com os de outros clientes. Em seguida, apresenta ofertas personalizadas para cada usuário. À medida que os clientes navegam pelo site, seu comportamento é analisado para criar recomendações personalizadas de produtos, resultando em uma experiência única para cada visitante.

Essa abordagem, conhecida como Segment-of-One Marketing, permite que o site se adapte a cada cliente, oferecendo ofertas personalizadas. Grandes empresas como Amazon e Netflix utilizam essa tecnologia. Sua implementação pode melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas, mantendo sua atenção por meio de uma exibição personalizada alinhada aos seus interesses.

E-mail Marketing mais Atraente O e-mail marketing ainda é um desafio para muitos gerentes de e-commerce, mas a IA pode ser uma grande aliada. Basta utilizar ferramentas para edição e revisão de texto, bem como geração de imagens. Dessa forma, as newsletters podem ser produzidas de forma rápida e adequada a cada campanha.

O Editor de Newsletter da edrone utiliza ferramentas de IA para ajudar nossos clientes a criar newsletters atrativas de maneira rápida. Basta selecionar o template desejado (temos vários modelos prontos disponíveis no sistema) e usar palavras-chave para que a IA auxilie na produção do título, das imagens, ajuste do texto, revisão do conteúdo, melhoria do tom de voz e adição de um botão de CTA para estimular a ação desejada. Além disso, a IA também ajuda a segmentar a mensagem com base no tipo de oferta, garantindo que cada cliente receba a mensagem certa, no momento certo.

ChatGPT para E-commerce Por último, mas não menos importante, você pode utilizar o ChatGPT para facilitar as atividades diárias do seu e-commerce e melhorar aspectos de sua loja virtual. Basta fornecer o prompt adequado, oferecendo o máximo de informações possível para obter os resultados desejados. Uma dica importante é não parar na primeira tentativa, sempre peça à ferramenta que forneça uma solução melhor, e você se surpreenderá com os resultados.

Algumas maneiras de utilizar o ChatGPT no e-commerce incluem:

  1. Aprimorar os títulos de páginas e categorias otimizados para SEO.
  2. Pesquisar palavras-chave relacionadas ao seu negócio e aos seus produtos.
  3. Criar uma lista de perguntas frequentes (FAQ) para quem está iniciando um negócio virtual.
  4. Gerar descrições de produtos (basta fornecer informações sobre o produto e solicitar uma descrição à IA).
  5. Respostas automáticas para avaliações de usuários.

Como você pode ver, já é possível utilizar a Inteligência Artificial para impulsionar as vendas do seu e-commerce, e a edrone pode ajudar nessa jornada. Agende uma demonstração gratuita e conheça nossas funcionalidades baseadas em IA.

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